Ensinando a dar a pata!

Nós já mostramos aqui no blog como ensinar os comandos básicos de adestramento para o seu cão, como sentar, deitar e ficar.

Agora, vamos te mostrar um dos truques mais famosos e queridinhos entre os tutores: como ensinar o cão a dar a patinha!

Antes de começar, vale lembrar que para qualquer comando é preciso ter paciência e persistência, pois isso é algo que demanda um pouquinho de esforço.

Então, vamos lá?

Primeiro, pegue um petisco bem gostoso que o seu peludo adora e faça ele sentar enquanto você se agacha na sua frente.

Quando a atenção do pet estiver voltada para você, estique a mão com a guloseima fechada até o focinho para que ele sinta o cheiro.

Assim, ele vai tentar pegar o petisco de alguma maneira, xeretando e explorando todos os lados da mão. Até que ele vai levantar a pata como uma estratégia para pegar o seu lanchinho.

Aí sim você libera a comida e parabeniza o cão!

Se o seu amicão estiver demorando muito para levar a patinha, uma dica que pode ajudar a acelerar é deixar a mão um pouco mais pro lado do corpo do pet.

Dessa forma ele vai colocar o peso em cima da pata mais próxima da sua mão, o que pode induzi-lo a levantar a outra.

A partir do momento em que ele estiver habituado a fazer esse movimento para pegar o petisco, você pode seguir para o próximo passo, introduzindo o comando “dá a pata”!

Então, no momento em que o cão der a pata para pegar o lanchinho, você dá o comando e continua incentivando e fazendo muita festa!

Faça o mesmo com a outra pata e vá alternando, só não esqueça de trocar o nome do comando, como “dá a pata” e “a outra”.

Com o tempo, vá diminuindo as vezes em que o petisco é dado no final do comando, até que não precise mais.

Repita esse treino diariamente, sem brigar com o pet e sempre incentivando-o de forma positiva!

Esse pequeno truque é uma ótima forma de fortalecer a relação entre tutor e seu cão, desenvolvendo uma confiança mútua e reforçando a sua liderança.

Além de despertar a sensação de segurança em outras pessoas em relação ao cão, pois demonstra que o pet é obediente e tranquilo!

No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *