O Boxer é uma raça de cachorro que adora brincadeiras, são agitados e muito inteligentes. Com o seu porte grande, eles assustam, porém a carinha enrugada conquista o coração da galera. A sua personalidade é carinhosa e super familiar, sendo um pet de guarda da casa.
Originalmente, esse animal é da Alemanha, porém ganhou o mundo com seu porte musculoso e postura dócil com os tutores. Assim, os Boxers se tornaram pets simpáticos, engraçados e até um pouco desajeitados. Confira mais sobre esse animal no nosso guia de raças!
55 a 65 cm
cerca de 12 anos
25 a 32 kg
Alemanha
O Boxer é um pet que tem um focinho curto e pelagem baixa, ou seja, não são tão adaptados para o ambiente externo. Assim, ele precisa de um lugar confortável para repousar, coberto e com caminha pet. Além disso, sua genética tem tendências ao surgimento de nódulos e tumores, sendo fundamental a análise com o veterinário.
Por fim, as almofadinhas de suas patas também precisam de cuidados, como corte de unhas regulares para evitar arranhões e não atrapalhar a sua movimentação.
Sua pelagem é composta por pelos curtos, duros e brilhantes, precisando de escovação semanal. As cores mais populares da raça Boxer é a fulva e o fulva-malhada, que geralmente pode ser em listras pelo corpo. Assim, a sua pelagem não tem tantas nuances ou mistérios para cuidar, sendo um pet com cuidados básicos.
O Boxer é um pet que adora brincar com os tutores, então, é um animal com energia para correr e pular. Não é um animalzinho que tem costume de latir, porém tem os seus momentos de euforia. Ele demonstra felicidade e não tem costume de ficar longos períodos sozinho, podendo ficar triste, ansioso e até destrutivo com os objetos.
A sua proximidade com a família é uma das suas características de pet protetor e territorialista. Dessa maneira, é importante incluir técnicas de socialização desde suas primeiras semanas de vida.
A convivência com o Boxer é leve e divertida. Esse animal é inteligente e disposto a fazer diversas interações com brinquedos e acessórios pets. Assim, o ideal é que ele tenha diversas interações com os tutores com brincadeiras, carinho e passeios. As dinâmicas são importantes para o gasto energético do cãozinho, evitando que ele fique estressado ou ansioso.
Outro ponto de atenção é que eles podem ser teimosos. Então, mantenha a paciência e busque aplicar técnicas de adestramento na rotina desse cachorro desde filhote.
Uma dica é que as escovações devem ser feitas duas vezes por semana na primavera, uma vez que essa é a temporada de troca de pelos do Boxer. Ah, não podemos deixar de comentar que é comum ele ter alergias quando não recebe essas escovações, principalmente nessa estação do ano.
Por causa do seu focinho achatado, ele é um animal que ronca e precisa de cuidado extra em dias quentes e secos. O focinho do Boxer deixa ele mais sensível para as mudanças de temperatura.