Entre as raças de guarda do mundo, o Cane Corso é um grande destaque graças à sua força e potência. Esse famoso cachorro de origem italiana tem parentesco com raças que eram usadas para caça de javali. Assim, sua origem vem principalmente de regiões rurais.
Após entrar em extinção nos anos 70, essa raça se popularizou em diversos outros países, saindo da Itália e ganhando espaço em famílias de diferentes países com sua aparência robusta e postura protetora.
No Brasil, o Cane Corso não se tornou uma opção muito popular entre os tutores. Porém, esse guardião inteligente ainda é uma raça famosa por conta de sua postura e fisionomia. Quer saber mais sobre esse pet? Continue lendo e confira tudo sobre esse cão incrível!
de 60 a 68 cm
10 a 12 anos
43 a 53 kg
Itália
A respeito da saúde do Cane Corso, pode-se dizer que eles são super saudáveis. Porém, sua genética prejudica a estrutura corporal, ou seja, a displasia coxofemoral e a displasia de cotovelo são os problemas mais comuns, causando dores e incômodos na movimentação do pet.
Outro ponto que deve receber atenção são as pálpebras desse cachorro. Dessa maneira, é fundamental levá-lo ao veterinário ao perceber problemas na região dos olhos.
A pelagem do Cane Corso é curta, não cai em grandes quantidades e precisa apenas de escovações semanais para remover pelos e manter a pelagem brilhante e saudável. Entre as colorações de seus pelos, é comum ver as cores azuladas e preto, havendo até pets com uma pelagem tigrada.
Vale ressaltar alguns cuidados específicos na pele desse cachorro, por conta de suas dobras e rugas. Assim, áreas de dobras e o rosto precisam de uma higienização constante, principalmente onde acumula baba após tomar água. O descuido dessa limpeza pode manchar os pelos e gerar problemas na pele.
O Cane Corso é um cachorro de guarda, ou seja, sempre muito vigilante e protetor. Naturalmente, ele não é um pet que se aproxima de estranhos com facilidade, seja animal ou outra pessoa. Então, é fundamental que esse pet tenha estímulos para a socialização desde filhote, além de receber um bom adestramento.
Por ser um pet de caça e guarda, ele é bem territorialista. Assim, o mais recomendado é sempre apresentar as visitas e os habitantes da casa para esse cachorro, evitando acidentes ou reações agressivas do animal. Isso auxilia-o a saber identificar o que pode ser uma ameaça.
A convivência com o Cane Corso pode ser super amorosa e tranquila, uma vez que esse pet reconhece você como um parceiro ou amigo, ele se torna super dócil. O principal ponto é que o estereótipo de um cachorro agressivo acontece por conta de um adestramento tardio. Adaptando esse pet desde cedo, tanto crianças quanto adultos terão uma relação de carinho e companheirismo com esse animal.
Em contrapartida, a relação com outros cachorros pode ser mais difícil, exigindo mais tempo de convívio, brincadeiras com acessórios pet e sempre tomando cuidados com outros animais, ou seja, evitando deixá-lo sozinho com outro pet.
Outro ponto é não provocar ciúmes nessa raça, ou seja, evite irritá-lo ou fazer brincadeiras negativas desnecessariamente, isso pode deixar o pet estressado e confuso. No fim de tudo, esse animalzinho é um grande protetor de sua família/tutores, sendo uma ótima alternativa para quem quer um guarda fiel.