O Chihuahua é um cão pequeno que parece super atrevido e brincalhão, sendo uma raça apaixonante para amantes de cachorros de pequeno porte. Mas se engana quem acha que esse animalzinho é medroso, muito pelo contrário, o Chihuahua é um pet cheio de coragem e valentia para proteger o seu território e tutor.
Sua origem é do México, por volta do século XIX. De acordo com alguns especialistas, esse pet vivia de maneira selvagem até ser domesticado por povos indígenas da civilização Tolteca. Há indícios que o seu nome era Techichi e, com o passar do tempo, se tornou o Chihuahua.
Um ponto interessante sobre a personalidade desse animalzinho é que ele não é sociável com qualquer um. Normalmente, o seu apego é apenas com o tutor e acaba estranhando outras interações. Por isso, é importante trabalhar esse ponto com técnicas de adestramento e muita paciência.
de 18 a 25 cm
12 a 20 anos
1 a 3 kg
México
Por mais que essa raça tenha uma expectativa de vida considerada alta, o Chihuahua pode sofrer com problemas cardíacos e oculares. Além disso, luxação de patela e hidrocefalia são doenças que surgem no bichinho.
Assim, se você pensa ou já é tutor de um, atente-se ao frio, redobre os cuidados com esse pet no inverno, adestre-o de forma amigável para reduzir o nervosismo e o estresse e busque deixá-lo sempre confortável. Para te auxiliar na educação desse animalzinho, equipe-o com acessórios e brinquedos para o seu dia a dia.
A pelagem do Chihuahua é curta, podendo ter variações de cor desde branco com dourado a preto. Além de ter uma distribuição de pelagem equilibrada e assentada pelo corpo, o toque é super macio e o visual é brilhante. Uma característica comum nas áreas de subpelo, como pescoço e cauda, são os pelos mais longos.
Outro ponto é que a pelagem é lisa ou levemente ondulada, podendo ter franja dependendo do tipo da tosa. As cores são várias, com muitas combinações possíveis, com exceção do Chihuahua Merle.
O Chihuahua é um cachorro pequeno/mini com uma coragem gigantesca. Assim, ele não hesita em latir, rosnar e até ser agressivo com pessoas ou animais, seja para defender o tutor, o território ou o brinquedo.
Por isso, é preciso investir em um adestramento que inclua socialização com animais, adultos e crianças. Dessa maneira, você consegue ter comandos assertivos para o pet, além de evitar ataques e estresses desnecessários. Sabendo lidar com a agressividade dessa raça, ele acaba se transformando em uma opção adorável de ter como companheiro.
O caminho de ganhar a confiança desse cãozinho é longo, exigindo paciência e técnicas de adestramento. Depois desse período, ele já se torna um membro da família mais tranquilo e confiante. No entanto ele não é um animal que tem um bom humor para lidar com crianças.
O Chihuahua é leal e tem proximidade com o tutor, ou seja, depois de pegar afeto, ele se torna um pet dócil e afetuoso. Vale lembrar que essa raça não costuma pegar apreço por muitas pessoas, tendo dificuldade de receber e de lidar com visitas.