O Chow Chow é uma raça de médio/grande porte, exuberante e super peludo. Esse cachorro tem origem há milhares de anos na região da China, acredita-se que ele surgiu a partir do cruzamento entre o Spitz e o Mastim Tibetano.
Parecida com um urso por conta dos seus pelos, essa raça é uma das mais antigas do mundo. Força, imponência e dominância são alguns dos aspectos que se destacam nesse pet, além da famosa língua azul.
de 46 a 56 cm
9 a 14 anos
24 a 35 kg
China
O Chow Chow é uma raça, no geral, saudável. Dessa maneira, eles não possuem problemas complexos como os pugs que sofrem com o sistema respiratório. No entanto, por terem pelos longos o Chow Chow precisa de um cuidado a mais, mantendo os pelos secos, escovações constantes e com visitas ao veterinário.
Com esses cuidados, você evita problemas de dermatite no pet. Outro cuidado é com a displasia coxofemoral que também é uma situação que pode afetar a saúde desses cães. O mais recomendado é que mantenha um cronograma de visitas ao veterinário, assim há menos chances do pet desenvolver alguma patologia.
O Chow Chow tem uma pelagem densa com pelo e subpelo, muito volume e exuberância. Por isso, ele não é um pet que combina com ambientes quentes, ou seja, o Brasil não tem um clima tão confortável para esse cão. Então é preciso manter uma tosa regular para mantê-lo mais fresco.
O processo de tosa desse pet é diferente, é recomendado que seja feito com tesoura para evitar algumas complicações por conta da máquina. Para isso, busque um profissional que tenha experiência, assim é possível conquistar um pet com uma pelagem bonita e com um formato arredondado.
A coloração mais tradicional dessa raça é dourado/caramelo, mas também é possível encontrar as variações em preto, azul, creme e mais.
Por partes, o temperamento desse pet é tranquilo, porém não se deixe enganar pela sua cara fofa. Eles são reservados, desconfiados e territorialistas, ou seja, não têm uma recepção tão fácil com estranhos. Por terem essa personalidade combinada com um instinto independente e seguro, é comum ver relatos de pessoas que conhecem um Chow Chow agressivo.
Porém, com uma boa socialização desde criança e respeitando o espaço do animal, tanto a caminha pet quanto outro ambiente, ele é um cãozinho super dócil e tranquilo com seus donos, uma vez que não late e não tem necessidade de grandes gastos energéticos. Outro detalhe é que esse cãozinho não se dá bem com muitas visitas e tem costume de selecionar um membro da família para ser o seu tutor favorito.
Fofos, tranquilos e super peludos, os cachorros da raça Chow Chow têm uma personalidade desconfiada. Não interagem com tanta facilidade com os outros e ainda são agressivos com o seu território. Por isso, o ideal é ensinar os filhotes a serem sociais com estranhos, visitas e outros pets.
Quando reconhecem a sua família e tutor, eles se tornam super protetores, leais e companheiros. O convívio com eles é calmo e necessita que você respeite o espaço e privacidade do pet, ou seja, não é uma raça que tem costume de ficar grudado com o tutor.
O Chow Chow não tem tendência a latir e não necessita gastar muita energia. Assim, ele consegue se adaptar tanto em casas quanto em apartamentos.