O Dobermann é uma raça que surgiu na Alemanha no século XIX para ser um cão de guarda. Esse animal tem uma presença imponente, elegante e exibe um corpo musculoso. Ainda é um mistério quais foram as raças que deram início ao primeiro Dobermann, mas se sabe que esse pet é uma mistura de raças, como Pastor Alemão, Rottweiler, Pinscher e alguns Terriers.
Na árvore genealógica do Dobermann, encontra-se essa miscigenação característica que gerou atributos excepcionais, especialmente adaptados para a sua função de guarda. Entre os destaques, a resistência e a inteligência dessa raça é incrível. Assim, ela pode ter vários brinquedos e acessórios pets para se entreter e gastar energia.
de 65 a 70 cm
12 a 14 anos
30 a 40 kg
Alemanha
Os Dobermanns são fortes, mas precisam de cuidados para evitar a contaminação com doenças virais, sendo necessário manter as vacinas em dia. Há casos em que os médicos veterinários recomendam as quatro doses da vacina polivalente. Outro problema de saúde que essa raça sofre é a displasia coxofemoral por conta da altura, por isso, é preciso analisar o encaixe do quadril com o fêmur.
Uma situação que deve ser evitada é fazer atividades físicas com o pet após comer ou beber muita água, pois a torção gástrica é um problema de saúde que ocorre nesses cachorros.
Vale lembrar que, por ser uma mistura de diferentes raças, o Dobermann pode ter outros pontos de atenção com a saúde, como: acne, calos de apoio, problemas cardíacos, cistos e hipotireoidismo. Assim, é recomendado que mantenha uma rotina de consultas no veterinário com o seu pet, tratando qualquer sinal atípico de saúde antes de um quadro perigoso.
A pelagem do Dobermann é curta, possuindo uma variação de duas cores, principalmente, o preto com canela e o chocolate com canela. A escovação deve ser feita semanalmente, já que seus pelos são lisos e curtos. Dessa maneira, esse pet tem uma pelagem fácil de ser cuidada.
O Dobermann costuma ser leal aos humanos com os quais ele se relaciona, sempre alerta e em guarda para proteção do seu território e tutores. Ainda, o temperamento pode ser desenvolvido desde filhote, criando hábitos de socialização com outros animais.
O cachorro dessa raça tem um tutor como o favorito, sendo superprotetor aos membros da família. Esses cães são historicamente usados para a guarda de indivíduos, como os cobradores. Assim, essa postura é vista até nos dias de hoje para os exemplares atuais da raça.
A convivência com esse pet é tranquila para os tutores, porém, com os outros animais e integrantes da família, é importante usar técnicas de adestramento desde cedo. A obediência dos Dobermanns é um ponto forte de suas características, dessa maneira, você consegue manter um certo controle para que ele seja simpático com novos integrantes.
Depois de conquistar a confiança desse cão, ele se torna adorável, dócil e educado. Entretanto a ausência dos tutores pode prejudicar a relação deles com quem se aproxime. Por isso, o processo de socialização deve ser feito na presença do tutor e ser um hábito de vida do animal. Assim, é possível receber amigos, crianças e outros pets em casa sem tantos problemas.