O Dogue Alemão, também conhecido como "cachorro dinamarquês", tem sua origem na Alemanha. Eles foram cães utilizados em caça e guerra, ou seja, têm instintos do gênero e têm uma reputação de cachorro agressivo. Porém, também podem ser companheiros, dóceis e protetores.
O tamanho dessa raça é impressionante, é um dos maiores cachorros do mundo. Por isso, o Dogue Alemão é capaz de intimidar e ser super ativo para brincadeiras e atividades ao ar livre. Com pernas fortes e compridas, patas grandes e uma estrutura corporal musculosa, esse animal protege a sua família.
de 70 a 85 cm
10 anos
60 a 90 kg
Alemanha
O Dogue Alemão é super saudável, conseguindo manter sua forma com uma rotina de passeios e exercícios leves. Com esse cuidado e uma boa alimentação, esse pet provavelmente não terá muitos problemas em sua saúde. No entanto, por conta do seu tamanho e estrutura, há a predisposição para desenvolver algumas doenças.
A displasia coxofemoral, problemas em articulações e no joelho são algumas dessas doenças. Assim, com uma rotina de avaliações e exercícios de fortalecimento, a grande estrutura não prejudicará a sua saúde. Outros problemas que precisam ser vigiados são: síndrome de Wobbler, catarata e torção gástrica.
Quando se trata de pelagem, o Dogue Alemão é básico, tendo o pelo curto e denso. Já na coloração, a pelagem pode ser encontrada em azul-acinzentado, tigrado, dourado, arlequim e preto. Os tons mais populares no Brasil são as diferentes variações de preto e branco.
Os pelos curtos desse "animalzinho" também precisam de escovação, principalmente na primavera e no outono. Então, garanta uma escova para criar uma rotina diária desse cuidado!
Por conta de sua origem, o Dogue Alemão tem fama de cachorro bravo e agressivo, porém isso depende muito da rotina de como o tutor irá criar esse pet. Entre as características de seu temperamento, um destaque é o seu jeito descontraído. Esse animal gosta de brincar com acessórios pets, brinquedos ou só correndo, mas não é recomendado deixá-lo livre com crianças pequenas, pois o seu tamanho pode causar acidentes.
A adaptabilidade do Dogue Alemão é boa, relacionando-se bem com a família e novos integrantes. Porém, o seu tamanho e jeito estabanado pode ser um problema para os pequenos, então mantenha uma supervisão. Já no caso de sua "agressividade", é importante usar técnicas de adestramento e evitar incentivar ou provocar o pet a ser hostil.
O convívio com outros pets também é tranquilo se for estimulado desde filhote. Vale lembrar que esse animal tem os seus instintos como outras raças, então ele precisa de um tempo de relação para conquistar um convívio seguro e saudável.