Você sabia que o Pug é uma raça de cachorro com registros que datam a 700 anos antes de Cristo? Milenar, esse camaradinha tem sido um parceiro de grandes líderes políticos, monarcas e até mesmo de personagens de ficção científica!
Apesar de existirem diversas teorias sobre a sua origem, a mais provável é que ele descenda do Pequinês, Buldogues pequenos e Dogue de Bordeaux, raças que eram muito cruzadas na China. Ele foi levado para a Holanda no século XVI, onde se tornou parceiro da aristocracia da época, retratado em muitas pinturas históricas.
Quer conhecer mais sobre esse pequeno grande cão referência em classe e sofisticação? Continue a leitura do guia de raça da Líder da Matilha!
de 25 a 33 cm
13 a 15 anos
6 a 10 kg
China
A anatomia do Pug exige uma atenção especial à sua saúde, já que ela demanda muita atenção e cuidados específicos para não ficar prejudicada. O principal alerta está relacionado com a dificuldade que ele tem em trocar calor com o ambiente.
Ele é muito calorento e usa a respiração ofegante para manter o equilíbrio corporal. O problema está no fato que ele tem um focinho bem achatado, o que deixa a ação mais difícil e ele sofre com as altas temperaturas, correndo o risco de ter hipertermia.
Por isso, é essencial que ele fique em um ambiente bem arejado e fresco. Além disso, os seus olhos esbugalhados são o detalhe que mais chama a atenção para a sua fofura, mas eles também precisam de cuidado. Por ficarem saltados e expostos, ele pode sofrer com alergias ou arranhões.
As ruguinhas características do cachorro precisam de limpeza e atenção constante — essa área é propensa à proliferação de fungos e bactérias. Por fim, o cãozinho precisa de uma alimentação balanceada para não desenvolver obesidade, que é uma condição propensa à raça.
O Pug tem pelos curtos, lisos e espessos, sendo muito macio para fazer carinhos e com um brilho bem bonito. Ele pode ser encontrado em 4 tonalidades principais: prata, abricó, fulvo ou preto.
Nelas todas, exceto o preto, ele apresenta uma máscara escura na região do rosto e das orelhas. Além disso, ele troca frequentemente a pelagem, o que pode demandar um cuidado extra com luvas para retirar os pelos mortos e evitar que se espalhem pela casa.
Já em relação ao banho, ele pode ser feito uma vez a cada 3 semanas, dependendo da rotina do seu aumigão e o quanto ele gosta de se sujar. Use um shampoo adequado para o tipo de pelagem dele e limpe bem as dobrinhas no corpo com maior frequência para evitar infecções e problemas de pele.
Tranquilo e uma ótima companhia para quem mora em apartamentos, o Pug é um cãozinho bem calmo, estável, brincalhão e dócil. Ele se dá muito bem com crianças e precisa ter a sua socialização trabalhada desde cedo.
Ele é um cachorro muito apegado aos tutores, mas é um animalzinho muito entusiasmado e receptivo a pessoas desconhecidas e outros animais. O Pug é perfeito para quem quer um lar cheio de carinho, alegria e aconchego.
Por ter uma ligação muito forte com a família, ele não deve ficar muito tempo sozinho, o que pode levá-lo a desenvolver ansiedade e solidão. Seu nível de sociabilização é muito alto, então, o ideal é que você não passe o dia todo fora e aposte em brinquedos e outros acessórios pets que o ajudem a se distrair.
Ele é um cãozinho que vai te fazer companhia em qualquer atividade ou hobby, mas nada muito além disso. O Pug é preguiçoso e muito calmo, então, não espere que ele seja um pet de caça ou vigilante. Ele só quer dividir o mesmo espaço que você.