O Schnauzer é um pet muito conhecido e tem um charme único. Brincalhão, dócil e companheiro, ele se tornou um queridinho de muitas pessoas que desejam um cachorro para casa. Com sua inteligência, esse animalzinho aprende comandos com facilidade.
Outra característica inesquecível é a sobrancelha e o bigode mais volumosos que, combinados com uma tosa específica, faz esse pet ter um charme especial. Seu comportamento atlético com instinto caçador faz com que ele tenha energia para gastar e brincar.
30 a 70 cm
cerca de 13 a 15 anos
5 a 45 kg
Alemanha
Os Schnauzers têm problemas relacionados ao trato urinário ou problemas renais, ou seja, dificuldades para urinar, mudanças na coloração e sangue são sinais de sua saúde. Outra situação que surge é o hipotireoidismo, que pode ser influenciado por conta de quadros de sobrepeso e obesidade em Schnauzers.
Dessa maneira, é muito importante realizar um acompanhamento com veterinário, além de manter sua alimentação regulada para evitar o ganho de peso. No caso da sua saúde ocular, é preciso manter a limpeza e a tosa na região dos olhos para evitar inflamações ou danos na retina.
O físico também pode sofrer com displasia de cotovelo ou dores articulares. Assim, é fundamental ter profissionais da saúde animal tratando o animalzinho.
A pelagem do Schnauzer é mais áspera e tem uma tosa mais específica da raça. Pode ser longa, porém é mais comum deixar sua sobrancelha e barba comprida e o corpo aparado na máquina de lâmina baixa.
Sua coloração mais comum é cinza com branco e pode ser encontrada em branco, preto e preto com prata. Os cuidados principais com esses pelos é a escovação, precisando de uma frequência média de 2 vezes por semana.
Seu temperamento é leve, brincalhão e familiar, ou seja, o Schnauzer é um cachorrinho bem energético e tranquilo. Tem uma relação de apego com os tutores e não são tão sociáveis com pessoas desconhecidas, especialmente ao entrarem no seu território.
Dessa maneira, ele precisa de um incentivo a socialização desde filhote. Esse cão é destemido, protetor e muito fiel, além de ser muito amoroso com quem ele tem intimidade.
Como dito no temperamento, esse pet é amoroso com os seus tutores, permitindo uma convivência leve e confortável. Além disso, ele é protetor e companheiro, interagindo com crianças e adultos que tenha proximidade. Um lado negativo é que os filhotes de Schnauzer têm o costume de latir, precisando de um bom adestramento para não se tornar algo constante na vida adulta.
São inteligentes, ou seja, conseguem aprender técnicas de adestramento para criar uma boa convivência com os outros. Vale lembrar que é importante manter atividades físicas e mentais, com brincadeiras e passeios seguros para desinteressar o pet.