Maltês deitado em um tapete cinza com olhar de canto de olho
Maltês deitado em um tapete cinza com olhar de canto de olho

Maltês

O cachorro Maltês é uma das raças mais antigas do mundo, com origens de 500 a.C. na República de Malta. Essa raça, que é considerada fofa e doméstica, surgiu como caçadores de roedores, realizando controle de pragas na famosa Ilha de Malta. Assim, esses pets sempre foram bons em achar pequenas tocas e esconderijos.

Atualmente, a raça Maltês é facilmente reconhecida com o seu pequeno porte e pelos brancos. No entanto, esse pet também é super inteligente, dócil, brincalhão e parceiro. Com uma energia equilibrada, ele é uma companhia perfeita para quem mora em apartamento.

Obediente e com uma saúde ótima, esse pet é um queridinho do mundo já. Então, vem com a gente e confira tudo essa raça tão popular e especial na Líder da Matilha!

Especificações do Chow Chow

Tamanho

Porte Pequeno

de 25 a 28 cm

Expectativa de vida

Expectativa de vida Alta

13 a 15 anos

Peso

Peso Leve

2 a 3 kg

Origem

Bandeira de Malta

Ilha de Malta

Características

Energia: 3 estrelas
Obediência: 4 estrela
Inteligência: 4 estrelas
Tendência a Latir: 5 estrela
Saúde: 4 estrelas
Adaptabilidade: 5 estrelas
Necessidade de exercícios: 1 estrelas
Territorialista: 3 estrelas

Problemas de saúde

Maltês adulto deitado na maca do veterinário com a linguinha para fora

Se você acha que os cachorros da raça Maltês são fracos e frágeis, está enganado! Essa raça tem um organismo com poucas predisposições a doenças, ou seja, sua saúde é bem mais forte do que aparenta. A sua expectativa de vida tem uma média de 15 anos.

No caso de problemas de saúde, os mais comuns de serem vistos são a luxação de patela, problemas hepáticos, cardíacos e de pele. Porém, todos eles são de níveis baixos.

Tipo de Pelagem

A pelagem mais tradicional do Maltês tem uma coloração branca com fios longos, lisos e macios. Esse padrão segue toda a superfície de seu corpo e pode chegar ao comprimento de arrastar no chão. Dessa maneira, é comum manter uma tosa equilibrada para evitar algum problema de pele.

Maltês filhote caminhando em um estúdio branco

 

Maltês filhote em pé em um estúdio de fundo marrom

Temperamento

Maltês indignado por terem feito um tope rosa nele

O pet dessa raça costuma ter um temperamento semelhante à sua criação, ou seja, pode ser super sociável, alegre e obediente. Ele tem um leve ciúme ou apego com os seus tutores, precisando de um tempo para se adaptar com outras pessoas ao redor.

Na socialização com outros pets, ele deve ser adaptado desde jovem, evitando possíveis atritos. Ah, não podemos deixar de comentar que não é recomendado usar sinais agressivos com esse cãozinho, eles são destemidos e originalmente caçadores.

Convivência

A convivência dos tutores com os peludos é incrível, os relatos são positivos uma vez que são amorosos, dóceis e companheiros. Isso acontece principalmente com o uso de técnicas de adestramento certo. Outro detalhe é que os cães da raça Maltês adoram brincar com diferentes acessórios pets, como brinquedos.

Assim, o seu convívio com crianças e outros animais pode ser super positivo. Vale ressaltar novamente que a adaptação com outros pets deve ser incentivada desde filhote.

Dicas e Cuidados

O cachorro da raça Maltês precisa de cuidados extras com os pelos com escovações diárias e uso de produtos de alta qualidade para manter a maciez e brilho. Além disso, produtos para a limpeza dos olhos e focinho auxiliam a evitar outros problemas com acúmulos de umidade, bactérias e fungos.
Maltês fêmea pós banho posando para a foto de lacinho e coleira dourada
No caso dos passeios, as coleiras e peitorais devem ser confortáveis e leves para não causar nenhum incômodo no pet. Dessa maneira, ele consegue se divertir sem atritos na pele ou embolar os pelos.
Maltês fêmea pós banho posando para a foto de lacinho e coleira dourada

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar você concorda com nossa política de privacidade. Saiba mais